No princípio, as professoras da época lecionavam em casas comuns, moradias cedidas por pessoas preocupadas com o ensino na localidade. É nessa época que surge a 1ª professora de Croatá, a dona Nenzinha Sampaio Araújo. A docente lecionava em casa próxima à praça Benedito Moreira (Tempo depois, Praça Porfírio de Araújo).
Logo após, foi fundada a Escola Estadual de 1º Grau Adelino Alcântara Filho (O antigo Grupo escolar) que teve como primeira diretora a Dona Neucila Araújo de Farias.

Inauguração da Escola Ma. Brasileiro Alcântara - Prefeito Walter Ramos de Araújo, dona Neucila e lideranças políticas.
![]() |
![]() |
| Casa onde dona Nenzinha lecionava. Atualmente, Mercantil do André. |
Logo após, foi fundada a Escola Estadual de 1º Grau Adelino Alcântara Filho (O antigo Grupo escolar) que teve como primeira diretora a Dona Neucila Araújo de Farias.
Lúcio Alcântara e lideranças políticas
![]() |
| Frente - Escola Maria Brasileiro Alcântara |
Em abril de 1978, foi inaugurada na Rua Dona Vitória (próxima à escola Adelino) a Escola de 1º Grau Maria Brasileiro Alcântara (municipal). Futuro Anexo da Escola Porfírio de Araújo.

Inauguração da Escola Ma. Brasileiro Alcântara - Prefeito Walter Ramos de Araújo, dona Neucila e lideranças políticas.
Em 1994, o prefeito Silva Neto, através de Lei Orgânica, cria a Escola de 1º Grau Porfírio de Araújo e em 5 de fevereiro de 1995 funciona provisoriamente no prédio do então Centro Cultural Porfírio de Araújo, apelidado posteriormente, de "Morcegão", demolido posteriormente e, em seu lugar, construído uma Unidade Básica de Saúde. Contudo, o espaço não apresentava uma infraestrutura apropriada ao trabalho docente, impedindo que o processo de ensino-aprendizagem se desenvolvesse de forma satisfatória. Paralelo a isso, algumas turmas funcionavam no prédio do antigo Grupo Escolar (estadual).
Posto de Saúde construído no lugar do Centro Cultural
Nesse meio tempo, a Prefeitura de São Gonçalo à pedido da população e de lideranças políticas locais transforma o então Mercado de Carnes (ora ocioso) em estrutura escolar. Então, em 1998 é entregue à comunidade a primeira Sede da Escola Porfírio e Araújo.
As matrículas aumentaram muito e a Escola tinha um Anexo na escola estadual. Para resolver o problema de demanda, o governo municipal de Cláudio Pinho retoma as obras do novo prédio da escola e em agosto de 2017, entrega à comunidade croataense a segunda Sede da Escola de Ensino Fundamental Porfírio de Araújo. Prédio moderno e com excelente infraestrutura ao trabalho docente.
A construção iniciou-se no governo do prefeito Walter Júnior e em junho de 2017, na gestão do Prefeito Claudio Pinto Pinho, terminam-se as obras. Um prédio amplo com infraestrutura adequada aos novos tempos da Educação.
Em julho do mesmo ano, realizou-se a mudança dos equipamentos e documentos da escola para a nova sede; e no dia 31 de julho professores e funcionários participam do 1º Coletivo de Estudo já no prédio novo. Boas vindas foram dadas à comunidade escolar e Planos foram traçados para aquele semestre que adentrava.
No dia 1º de agosto de 2017, dá-se inicio o segundo semestre do ano letivo. Foi uma festa receber os alunos no Novo Espaço!
![]() |
| 2ª Sede atual da Escola Porfírio - Rua Valdo Uchoa |
Em 23 de novembro de 2017, a nova sede é inaugurada pelo então prefeito Claudio Pinho com a participação de diversas lideranças políticas.
INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE: 23 de Novembro de 2017
Com uso constante, a degradação da infraestrutura do prédio ficou em evidência e necessitando de urgente manutenção.
Em novembro
de 2023, na gestão do então prefeito Marcelo Ferreira Teles (2021-2024), iniciou-se os trabalhos
de Revitalização do prédio, terminando em junho de 2024. A reforma foi primorosa, deixando
o ambiente escolar agradável e propício ao efetivo
trabalho educacional. Alunos, funcionários, professores e comunidade em geral
ganharam um verdadeiro presente. E, em 4 de julho do mesmo ano, a Escola
Porfírio foi reinaugurada.














.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)